Acesso ao Exterior: Gatos

Em Janeiro de 2023, a Animais Como Nós iniciou parceria com dois jornais do concelho de Vila do Conde. Através do Jornal Vilacondense e do Jornal de Vila do Conde, temos vindo a publicar alguns artigos sobre bem-estar animal, dicas e estratégias. A leitura destes artigos não dispensa a consulta de um profissional veterinário ou de um especialista em comportamento animal.

Os pequenos felinos que moram connosco gostam de ar fresco, de ver o mundo lá fora e de apanhar sol em primeira mão. A sua agilidade e temeridade podem, no entanto, colocá-los em perigo. É dever dos tutores garantir que o acesso dos seus gatos ao exterior é feito em segurança para todos (gato, animais alheios, propriedade dos vizinhos).

Regra de Ouro: No exterior, só com companhia! Ágeis e habilidosos, os gatos têm a capacidade de nos surpreender e, se houver um local para subir ou por onde fugir, eles vão encontrá-lo. Um pássaro pode ser uma distração ou a buzina de uma carro pode assustá-los. É muito importante, mesmo em sítios que achamos seguros, estarmos de olho nos nossos felinos. Além disso, se os deixarmos deambular sozinhos, sem supervisão, os nossos gatos podem cair, ir para a estrada ou ter um encontro com um animal ou um vizinho menos simpáticos; podem também comer algo que os deixe gravemente doentes.

Esterilização (2ª Regra de Ouro): Nenhum gato por esterilizar deveria ter acesso ao exterior. As fugas nas épocas de cio são frequentes e acredite que eles arriscam a vida a atravessar uma estrada, a saltar de uma janela ou a entrar num quintal onde não são bem vindos. Uma gata pode voltar grávida ou um gato pode engravidar uma gata de rua, sendo o detentor deste animal parte ativa no problema dos animais sem dono e de tudo o que isso implica. As rixas entre gatos não esterilizados podem transmitir doenças graves e deixar lesões dolorosas no seu animal. Se não pode esterilizar já, aconselhamos que não deixe o seu gato sair e que vá fazendo um mealheiro para a cirurgia.

Janelas: Uma pequena fresta pode ser suficiente para uma tentativa de fuga.As janelas de batente podem ser bastante perigosas, já que os animais não conseguem sair totalmente e ficam presos no “V” formado pela janela aberta, com graves consequências para a sua saúde. Se eles gostam de estar à janela e precisa de as abrir, considere aplicar uma rede protetora ou uma estrutura de rede e madeira.

Varandas: Pequenas ou grandes, são o ponto de vigia preferido de muitos gatos. Mas também o local de onde eles mais caem, causando fraturas (cuja recuperação é dolorosa e dispendiosa) e mortes. Felizmente, existem no mercado soluções (em vários tamanhos) que permitem vedar uma varanda a rede, impedindo a saída do animal mas garantindo que a luz e o ar fresco continuam a entrar.

É importante sublinhar que, para alguns gatos, o acesso ao exterior pode ser um fator de stress. Um dia, pode dar consigo com um gato a miar desalmadamente à porta ou a tentar fugir para a rua à mínima oportunidade. Se não consegue garantir uma rotina de exterior ou se nota que o seu gato está mais agitado, aconselhamos que reconsidere estas saídas e que opte por criar um ambiente interior mais estimulante, com rotinas de brincadeira e torres/arranhadores.