Plantas Tóxicas

Em Janeiro de 2023, a Animais Como Nós iniciou parceria com dois jornais do concelho de Vila do Conde. Através do Jornal Vilacondense e do Jornal de Vila do Conde, temos vindo a publicar alguns artigos sobre bem-estar animal, dicas e estratégias. A leitura destes artigos não dispensa a consulta de um profissional veterinário ou de um especialista em comportamento animal.

Uma casa com plantas torna-se facilmente acolhedora e, cuidar delas, pode tornar-se num exercício de reflexão e meditação.

Quando partilhamos a nossa casa ou jardim  com plantas e cães ou gatos (ou os dois!), nunca é demais relembrar que algumas espécies podem ser nocivas à saúde dos nossos companheiros de quatro patas. Estas são apenas algumas das plantas tóxicas mais comuns:

Com flor: Túlipas, Narcisos, Lírios, Azáleas (Rododendros), Alandros, Ciclames, Flor-da-fortuna (Kalanchoe), Amarilis, Crisântemos, Açafrão-do-prado, Lírio-da-paz

De exterior/ sem flor: Teixo, Cica (palmeira de sagu), algumas espécies de Hera, Pothos, Schefflera, Costela-de-Adão

Em algumas casas já vai sendo comum haver vasinhos com Cannabis Sativa e é importante referir que esta planta é extremamente tóxica para os animais.

A ingestão ou contacto com qualquer parte de uma planta tóxica – e, por vezes, até com a água que escorre para o prato do vaso depois da rega – pode causar falência renal ou hepática, diarreia, vómitos, convulsões, falência do sistema nevoso central, falência e alterações no ritmo cardíaco, fraqueza, hipotermia, desidratação, dor abdominal, hipersalivação, irritações cutâneas ou inchaços.

Quer os sintomas sejam óbvios ou quer o seu animal esteja mais parado, menos reativo e sem apetite, deve levá-lo com urgência ao veterinário.

Mas eu gosto das minhas plantas e dos meus animais! O que posso fazer?

A solução pode passar por colocar a planta num local menos acessível, protegê-la com vedação (se estiver no exterior) ou dá-la a alguém que não tenha animais em casa e substituí-la por plantas não tóxicas.

Ainda assim, é importante sublinhar que a ingestão de qualquer planta pode induzir vómitos e desconforto intestinal nos cães e nos gatos e que estes animais não comem plantas para se purgarem.

Muitas das plantas compradas hoje em dia dispõem de uma etiqueta com o nome científico. Se não tem a certeza se a planta que comprou para a sua casa ou que vai oferecer a um amigo com animais é tóxica, pode fazer uma pesquisa pelo nome científico utilizando a ligação abaixo:

https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants