Enriquecimento Ambiental Felino

Em Janeiro de 2023, a Animais Como Nós iniciou parceria com dois jornais do concelho de Vila do Conde. Através do Jornal Vilacondense e do Jornal de Vila do Conde, temos vindo a publicar alguns artigos sobre bem-estar animal, dicas e estratégias. A leitura destes artigos não dispensa a consulta de um profissional veterinário ou de um especialista em comportamento animal.

Para muitos dos nossos gatos – e por puro desconhecimento, não por malvadez nossa – o tempo que eles passam sozinhos em casa deve ser bastante entediante. Se, por um lado, não os deixamos ir à rua para sua segurança (e dos demais), por outro, ainda estamos a aprender a viver com eles dentro de casa e a partilhar o nosso espaço com uma espécie com características e um modo de ver o mundo tão diferentes dos nossos.

Porque queremos que o seu gato seja feliz e activo, para que passe consigo muitos e bons anos, deixamos algumas sugestões para  tornar a sua casa um local mais interessante para eles. Ao fazer pequenas adaptações, poderá prevenir comportamentos causados pelo stress e que, por sua vez, podem potenciar o aparecimento de algumas doenças.

Sítios altos: os gatos adoram trepar e adoram ver o mundo de um local seguro. Um arranhador grande é a opção mais óbvia mas o acesso desimpedido ao topo de um móvel ou frigorífico pode ser uma opção. Se lá em cima houver uma mantinha confortável, eles vão gostar ainda mais!

Arranhadores: o ato de arranhar é natural nos gatos e serve também como forma de exercício. De novo, um arranhador alto, comprado numa loja, pode fazer maravilhas. Mas algo feito em casa, com corda de sisal pode deixar o seu gato igualmente feliz. Elementos decorativos como um tapete de corda ou de fitas grossas que ele possa arranhar são outra opção.

Esconderijos: os gatos apreciam o conforto de um sítio escuro e aconchegante. Coloque uma destas “tocas” (compradas ou feitas com um cesto de asa com uma manta por cima, por exemplo) perto de um aquecedor ou junto de uma janela onde dê o sol. O ideal é escolher um sítio onde não haja muito rebuliço e onde o gato possa descansar sem sobressalto.

Caixas de cartão: são um 2 em 1 (e grátis)! Servem de toca quentinha e servem de arranhador!

Brinquedos: o seu gato talvez não precise de muitos brinquedos mas precisa de dois tipos: aqueles que vai usar sozinho (bolas dispensadoras de ração, ratinhos, bolas de tecido, tampas de garrafas) e aqueles que vai usar consigo, como as canas com penas. A interação e a rotina de brincar são muito importantes para eles!

A localização é tudo: a caixa de areia deve estar o mais afastada possível da comida (ninguém gosta de comer na casa de banho!), de preferência num local calmo; se tem mais de um gato, aconselha-se uma caixa por gato. A taça da comida e a taça da água devem, idealmente, estar em divisões diferentes, para promover a atividade física; se o seu gato gosta de água corrente, aconselhamos que adquira uma fonte, para que ele não dependa de si para beber água da torneira (todos gostamos de nos sentir autónomos!)

Para mais dicas, visite a secção “Recursos Pedagógicos” na nossa página www.animaiscomonos.org