Vou de férias: e agora?

Em Janeiro de 2023, a Animais Como Nós iniciou parceria com dois jornais do concelho de Vila do Conde. Através do Jornal Vilacondense e do Jornal de Vila do Conde, temos vindo a publicar alguns artigos sobre bem-estar animal, dicas e estratégias. A leitura destes artigos não dispensa a consulta de um profissional veterinário ou de um especialista em comportamento animal.

Antes de adotar um animal, pedimos sempre que considere: que opções tem para o seu animal caso vá de férias ou tenha de se ausentar? Para ajudar a responder a esta questão, deixamos algumas sugestões.

É importante referir que a melhor escolha vai depender da personalidade do seu animal e da espécie. Há animais que não vão, de todo, estar confortáveis fora do seu ambiente (a maior parte dos gatos) ou para quem as viagens longas podem ser demasiado exigentes. Quer fique em casa, na de um amigo ou familiar ou em alojamento especializado, o seu animal vai gostar de ter a cama dele, alguns brinquedos e, por vezes, uma peça de roupa sua, com o seu cheiro, para lhe induzir algum conforto nas horas vagas.

Em qualquer destas situações, não se esqueça de disponibilizar a comida favorita do seu animal, boletim sanitário, o seu contacto e o do veterinário que acompanha o seu animal, transportadora e, caso seja necessário, medicação e indicações claras de quando e como administrar. Se deixar o seu animal com alguém pela primeira vez, pondere um primeiro encontro para que todos se conheçam e possa falar da personalidade do seu animal (assusta-se com buzinas, não gosta de festas em certa parte do corpo, adora cheirar outros cães, etc.)

Leve-o consigo!: Felizmente, há cada vez mais alojamentos que permitem a estadia de animais de estimação. As páginas de aplicações de alugueres para férias também permitem filtrar locais pela opção “permite animais”.

Familiares e amigos: Quer tratem do seu cão ou gato em sua casa ou o possam levar uns dias para a deles, esta opção é das mais baratas e que mais pode agradar ao seu animal. Estará com pessoas que conhece e de quem gosta e poderá manter as suas rotinas.

Hotéis para animais: Para cães e até gatos, são uma boa solução para animais sociáveis com outras pessoas. Verifique sempre se as condições do alojamento são aquilo que pretende para o seu animal. Depois, agende com antecedência para garantir vaga. Microchip e vacinações em dia são obrigatórias para este tipo de alojamento.

Serviços profissionais de pet-sitting: Em algumas áreas já podem encontrar-se ofertas de pet-sitters de confiança que cuidam do seu animal em sua casa. As visitas podem ocorrer uma ou duas vezes por dia, com duração variável, adaptada às necessidades do animal. Alimentação, higiene, passeios e assistência em caso de emergências estão garantidas. Pergunte no seu veterinário ou pet-shop se recomendam alguém.

Part-time de Verão: Conhece um(a) jovem responsável com gosto por animais e muitas horas vagas na semana em que você vai de férias? Fale com os encarregados de educação e proponha que ele(a) se torne responsável pelo seu animal de estimação enquanto está fora! Para mais informação sobre alojamentos e outros locais que permitem a permanência de animais de estimação, visite www.petswelcome.pt