Cuidados com o calor

Em Janeiro de 2023, a Animais Como Nós iniciou parceria com dois jornais do concelho de Vila do Conde. Através do Jornal Vilacondense e do Jornal de Vila do Conde, temos vindo a publicar alguns artigos sobre bem-estar animal, dicas e estratégias. A leitura destes artigos não dispensa a consulta de um profissional veterinário ou de um especialista em comportamento animal. O Mozart, na imagem, já foi adotado!

O tempo quente chega para todos e também pode afetar bastante os nossos animais de companhia. Deixamos algumas sugestões para que possam garantir o bem estar dos vossos cães e gatos à medida que as temperaturas sobem.

Carro e marquises: NUNCA deixe o seu animal dentro do carro ou de uma marquise durante um dia de calor, mesmo à sombra, mesmo com janelas abertas. Se ficasse com ele lá dentro iria compreender que o ambiente rapidamente se torna abafado e insuportável. O choque por calor é uma realidade e pode levar à morte ou deixar sequelas graves.

Água: Disponibilize sempre água fresca e em mais quantidade (recipiente maior ou mais recipientes). Durante os passeios com o seu cão, leve sempre água para ele também: já existem bebedouros portáteis ou pratos colapsáveis onde pode partilhar alguma da sua água ou encher num local público. O aumento de ingestão de comida húmida também ajuda na hidratação.

Ventilação, sombra e arejamento: Quer o seu animal esteja em casa ou no exterior, é importante garantir que ele tem disponível um lugar com sombra o dia todo. As casas e apartamentos podem também ficar bastante abafados, pelo que se aconselha estudar o melhor modo de os manter arejados (fechar parcialmente persianas e abrir um pouco as janelas, p.ex.).

Passeios: Sabemos que os horários dos tutores condicionam bastante a hora a que os seus cães podem sair para passear. No tempo quente, apelamos a que considere alterar um pouco a sua rotina e evitar, ao máximo, passeios entre as 11h e as 16h. Privilegie a sombra. Lembre-se de que as patas do seu cão estão em contacto direto com a calçada, o alcatrão ou a areia: se estiver demasiado quente para si sem sapatos, também estará para ele. Evite as queimaduras.

Animais idosos, bebés, de pelagem clara e pêlo curto ou fragilizados: Respeitar as sugestões anteriores é importante para o bem estar de qualquer animal mas, em particular, para os seniores, os bebés ou os que têm a saúde mais frágil, já que a sua capacidade de regular a temperatura é diferente. Os que têm pelagem clara e curta também estão em maior risco de queimaduras solares.

Pêlo e calor: As escovagens frequentes, que retiram excesso de pêlo morto, podem ser grandes aliadas nos dias mais quentes.  O pêlo também serve de proteção contra os raios do sol, evitando queimaduras da pele. Na hora da tosquia, tente encontrar um equilíbrio no comprimento do pêlo.

Sinais de alerta: Desmaios, vómitos, fraqueza, arfar excessivo. Em caso de choque de calor (temperatura corportal acima dos 40 ou 41 graus centígrados), leve o seu animal imediatamente ao veterinário e tente baixar a temperatura corporal com toalhas frias na barriga, pernas e axilas. Esta é uma situação de emergência que pode deixar graves sequelas, se não levar à morte. Para conhecer os cães e gatos disponíveis para adoção através da ACN, siga-nos no Facebook em @animaiscomonos.pt e no Instagram em @animaiscomonosvdc