Alimentos Tóxicos para Cães e Gatos

Em Janeiro de 2023, a Animais Como Nós iniciou parceria com dois jornais do concelho de Vila do Conde. Através do Jornal Vilacondense e do Jornal de Vila do Conde, temos vindo a publicar alguns artigos sobre bem-estar animal, dicas e estratégias. A leitura destes artigos não dispensa a consulta de um profissional veterinário ou de um especialista em comportamento animal.

Apesar de viverem em nossas casas há centenas de anos, os cães e os gatos não possuem organismos adaptados aos alimentos que nós humanos consumimos com naturalidade e sem qualquer tipo de consequências. Aquele pequeno miminho enquanto estamos a comer ou um descuido nosso podem ter consequências graves para a saúde dos nossos companheiros de 4 patas.

O mais fácil é seguir a regra de ouro: apenas dar ao seu cão ou gato comida feita especificamente para ele ou alimentos que o seu médico veterinário tenha aprovado.

Depois, é importante:

-Instruir familiares e amigos a não alimentarem os seus animais

– Se tiver crianças em casa, esteja particularmente atento, também pela segurança dos mais pequenos, já que a comida pode ser uma fonte de desavenças quando há animais por perto

– Assegure-se que levanta da mesa os ossos, espinhas e todo o tipo de alimentos que o seu animal possa querer “roubar”

– Se a tampa do seu caixote do lixo é fácil de abrir, coloque algo pesado em cima ou coloque o caixote num local onde eles não consigam aceder

Que alimentos são tóxicos ou muito perigosos para o meu cão ou gato? Álcool; cafeína (café, chá); chocolate; doces (com particular destaque para os que contém Xilitol); lacticínios (os cães e gatos não conseguem processar a lactose!); citrinos e frutos com caroço rijo (cerejas, pêssegos, ameixas, etc.); uvas, sultanas e passas; frutos secos; alimentos temperados com sal (comida normal, batatas fritas e outros snacks, fiambre e outros enchidos); cebola, alho, alho francês, chalotas, cebolinho.

Consequências mais comuns da ingestão de alimentos tóxicos: vómitos, dificuldade em respirar, respiração acelerada, convulsões, ritmo cardíaco alterado, falência renal ou hepática, fraqueza, excesso de sede e de vontade de urinar, aumento dos níveis de insulina, letargia, falta de coordenação motora.

Se o seu animal apresentar algum destes sintomas, deve levá-lo de imediato ao veterinário. Se souber ou suspeitar o que ele possa ter comido, informe a equipa médico-veterinária. E lembre-se, não precisa de utilizar comida de pessoa para demonstrar amor pelo seu cão ou gato. Pode fazê-lo com uma guloseima adequada, com mais horas de brincadeira ou um passeio por um sítio diferente!