Sobre Nós

A Associação ACN – Animais Como Nós atua na zona de Vila do Conde desde 2010.
Todo o trabalho desenvolvido na ACN parte do princípio de que os animais não são bens de consumo, não são descartáveis, e que, portanto, não devem ser tratados como tal.  Os cães e os gatos são animais domesticados, raramente equipados para uma vida independente do ser humano, e ainda menos adaptados à vida na rua de um centro urbanizado.

Cuidados

Temos como prioridade a estabilização do estado de saúde dos animais que acolhemos, garantindo a sua posterior esterilização e vacinação. Os cuidados veterinários de que os animais a cargo da ACN beneficiam são prestados por clínicas veterinárias com as condições e os profissionais necessários.
Sabia que um cão ou gato que nasceu na rua ou lá viveu por um período de tempo tem uma maior probabilidade de desenvolver doenças e patologias que exigem intervenções veterinárias dispendiosas? Parasitas internos e externos, problemas de pele (sarna, alergias, otites) ou fraturas são, infelizmente, as situações mais comuns. Fazer face a este nível de negligência só é possível com o apoio da comunidade.

Alojamento

Os cães e gatos ao nosso cuidado encontram-se em hotel canino, já que não dispomos de espaço próprio, ou em Famílias de Acolhimento Temporário até encontrarem os adotantes perfeitos.  Devido às limitações de espaço, de recursos financeiros e humanos não nos é possível dar resposta a todos os pedidos de ajuda que nos chegam diariamente.
No hotel ou abrigo, o trabalho diário dos membros e voluntários é fundamental na alimentação dos nossos cães, nos passeios e na manutenção das condições de higiene do espaço.

Voluntariado

Todo o trabalho desenvolvido na ACN é puro voluntariado: não existe qualquer remuneração pela manutenção das boxes, as deslocações às clínicas veterinárias, a gestão de plataformas
online, participação em eventos de divulgação e de recolha de ração, a gestão e acompanhamento de adoções ou qualquer outra atividade relacionada com a associação. Fazemo-lo a par dos nossos empregos e vida familiar e só nos é possível continuar se houver envolvimento daqueles que nos pedem ajuda.

Se gostava de se juntar a nós como voluntário, preencha a nossa Ficha de Voluntariado AQUI.

Comunidade

Queremos acreditar que o esforço e empenho dos membros e voluntários da nossa associação poderá culminar, com o apoio continuado dos nossos parceiros, numa sociedade mais responsávelcivicamente consciente e onde já não mais seremos necessários. Para tal, nos últimos anos, temos desenvolvido acções de sensibilização junto das escolas do Município de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, numa tentativa de cimentar os valores que defendemos.

Programa de Captura-Esterilização-Devolução

Em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, implementámos em 2018 e 2019 o programa de Captura-Esterilização-Devolução (CED) em colónias de gatos de rua por nós acompanhadas e monitorizadas, e em colónias sinalizadas pela CMVC; este programa tem como objectivo o controlo da população de gatos de rua, garantindo melhores condições de salubridade para os animais mas também para os locais urbanos em que eles são alimentados.

A captura, transporte para o veterinário e devolução dos animais ficou à inteira responsabilidade da ACN, sendo as esterilizações custeadas pela CMVC. O número de esterilizações disponíveis anualmente foi estipulado pela CMVC, sendo que nos dois anos foram utilizadas todas as vagas disponíveis (104 em 2018; 51 em 2019).

As condições para aplicação do Programa CED com apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde sofreram alterações (colocação obrigatória de microchip com nome do tutor da colónia) a partir de setembro de 2020, data em que o mesmo deixou de estar suspenso e voltou a ser posto em ação através da ACN. Durante 2021, foram esterilizados 64 gatos.

Em março de 2022, a responsabilidade da aplicação do programa CED passa para a associação Animais de Rua, cuja capacidade de resposta nesta matéria melhor se adequa às necessidades atuais do concelho de Vila do Conde. Com esta parceria e o novo executivo camarário, o microchip passa a ter os dados do município, como já vinha a ser feito noutros concelhos. Esta parceria inaugura uma nova era no caminho para o bem estar das colónias de gatos de rua.

Parceria com a Pfotenhilfe-Portugal e.V.

A parceria com a associação Pfotenhilfe-Portugal e.V. tem sido crucial para garantir um bom futuro a muitos dos cães resgatados e acolhidos pela Animais Como Nós. Devido a uma abordagem completamente diferente no que diz respeito ao papel e relevância dos animais na sociedade, a Alemanha afigura-se como destino privilegiado e que cumpre todos os requisitos que a Animais Como Nós exige nos seus adotantes. A avaliação do adotante é feita pelos nossos parceiros nesse país e os cães viajam, posteriormente, de avião ou por via terrestre.

A preparação das viagens (passaportes, análises, viagens à DGAV, etc.) é exigente a nível de tempo, de logística e de recursos humanos. No entanto, somos movidos por histórias com final feliz! Passados 5 ou 6 anos, ainda continuamos a receber fotografias e boas notícias de animais que foram adotados através da Pfotenhilfe-Portugal e.V.
Torcemos para que a mudança de mentalidade na sociedade Portuguesa, impulsionada por cada um de nós em conversas junto de familiares e amigos, poderá culminar em mais adoções responsáveis em Portugal.

À conversa com a ACN